Mitos e verdades para arrasar na estação mais badalada do ano: OPERAÇÃO BARRIGA CHAPADA
Muito se fala sobre dietas da moda, alimentos funcionais e milagres que devem ser feitos para conseguir um corpo enxuto e sarado e arrasar na praia; mas a verdade é que podemos adaptar nossa alimentação á dicas fáceis e uteis para o dia a dia e que em curto prazo geram um resultado satisfatório.
Fracionamento das refeições
Comer mais vezes ao dia com pequenas e frequentes refeições e lanches não sobrecarregam nosso sistema digestivo, causando assim menos expansão e menos espaço no nosso estomago; fazendo com que o nosso metabolismo permaneça constante e aumentando a sensação de saciedade. Então ao invés de fazermos apenas três grandes refeições diárias, devemos diminuir os intervalos com lanches leves e saudáveis.
Reduzir a ingestão de alguns alimentos considerados vilões
Alimentos ricos em fibras produzem gases e flatulência, levando a inchaço e desconforto. Brócolis, couve flor, vegetais crucíferos, feijões, lentilha, pimentões, melancia e melão, estufam a barriga. São conjuntos de carboidratos osmóticos que podem ser de difícil digestão para algumas pessoas: os chamados FODMAP, em inglês: fermentable, oligossaccharides, disaccharides, monosaccharides and polylols. Alguns exemplos deles: trigo, centeio, cebola crua, alho, alcachofra, repolho, grão de bico, leite de soja, leite e derivados, mel pera manga, mirtilo, cogumelos, frutas secas e algumas balas dietéticas. Os gases produzidos por esses alimentos podem ser “combatidos” com o uso de Beano. Este medicamento contém uma enzima que ajuda na quebra de açucares complexos, mas é bastante caro no mercado nacional. Portanto devemos reduzir a ingestão desses alimentos e ou não combinarmos estes entre si nas mesmas refeições.
Consumir alimentos ricos em potássio
O potássio é um diurético natural, ajudando a reduzir a retenção de líquidos no nosso corpo e diminuindo o inchaço. Banana, abacate, mamão, manga, laranja, sementes de abóbora, folhas de beterraba, pera, são exemplos de alimentos que contem este mineral.
Beber bastante água
Na ingestão de água o corpo mantém o equilíbrio de fluidos, quebra as gorduras e transporta os nutrientes para todo o nosso corpo, mantendo assim um metabolismo constante. Laranjas, limão, ervas, hortelã, cidreira, flores, pepinos, gengibre, podem adicionar um toque especial e delicioso nesse precioso liquido!!
ü Catequinas
As catequinas ou catecinas são substancias antioxidantes encontradas no chá verde. Ajudam na queima de gorduras abdominal.
Alimentos mágicos: Gengibre, ginseng e hortelã
O gengibre ajuda a acalmar nosso trato gastrointestinal, consequentemente reduzindo o inchado na barriga. Essa poderosa raiz pode ser utilizada fresca, ralada e em conserva em diversas preparações como sucos, saladas, molhos, chás, mate e até bolos. Ela confere um sabor especial e refrescante as nossas refeições.
Já o ginseng, consumido em pó ou em capsulas, auxilia também na queima das gorduras e no metabolismo de proteínas, sendo adicionado a shakes, vitaminas, smoothes e na preparação de açaí.
A hortelã por sua vez contribui para a digestão e suas folhas podem ser consumidas após as refeições
Evitar o consumo de álcool
A ingestão de bebidas alcóolicas principalmente a cerveja, aumenta o armazenamento de gorduras e desestimula a produção muscular.
Evitar refrigerantes e bebidas gasosas
Uma barriga sarada não combina nem um pouco com a ingestão de refrigerantes e bebidas gasificadas. Elas produzem acumulo de gás em nossa região intestinal.
Praticar exercícios físicos cardiovasculares e abdominais
Melhorar a postura
Manter a postura ereta alinhando a cintura pode dar a impressão de corpo esbelto e longilíneo, assim como utilizar roupas de “cintura alta” e que aplainem a barriga, fazendo com que esta se mantenha sempre “encolhida”, levando a uma “sensação de barriga colada nas costas”.
Pequenos hábitos podem tornar nossa vida e nossa alimentação bem mais interessante e satisfatória, sendo então um incentivo para a pratica de uma reeducação alimentar integral para a vida toda e para toda a família.