Suplementacao no Esporte

Atualmente a suplementação tem sido muito utilizada em vários esportes para auxiliar uma alimentação deficiente e para melhorar a performance, obtendo-se, assim, um melhor resultado. Mas você sabe qual suplemento usar no esporte que você pratica?

Usar ou não suplementos esportivos é uma dúvida frequente de praticantes de várias modalidades esportivas. A suplementação, quando feita de forma indiscriminada, pode fazer com que a quantidade diária de nutrientes seja superior à necessária, podendo prejudicar órgãos como o fígado e os rins.

De forma geral, a necessidade de nutrientes dos atletas difere em quantidade quando comparada aos individuos sedentários. Muitas pessoas utilizam suplementos para substituir refeições, conduta que não está adequada.

A suplementação é indicada quando a ingestão de alimentos não consegue alcançar as necessidades individuais e depende da freqüência dos treinos e da atividade em questão. Em algumas situações, o suplemento pode ser associado a uma refeição para garantir o aumento de um nutriente específico ou para tornar a dieta mais viável dentro da rotina diária de cada atleta.

Para orientar o consumidor e garantir maior controle, o Ministério da Saúde dividiu os suplementos em grupos. A seguir, uma síntese da função de cada um destes grupos:

Energéticos: podem ser usados antes, durante ou após treinos e provas, dependendo das características do indivíduo e do esporte. Fornecem basicamente energia, vinda sobretudo de carboidratos, e são encontrados em pó ou gel. São exemplos: maltodextrina, dextrose.

Protéicos: indicados para completar a ingestão proteica da dieta. O horário de consumo depende de uma série de fatores e muitas vezes são indicados após o treino. Podem ser encontrados em pó, gel ou barra. Fazem parte do grupo o Whey Protein, a Albumina, a Caseína e o Isolado Proteico de soja.

Compensadores: contém carboidratos, proteínas e lipídios, além de vitaminas e minerais. Encontrados em pó ou líquido. Indicados para os casos de desnutricão ou para atletas com necessidades aumentadas devido ao estad o fisiológico, limitações na dieta ou tipo de exercício.

Repositores: São bebidas esportivas com o objetivo de repor água, eletrólitos e carboidratos de forma mais rápida, evitando a desidratação de uma atividade intensa/longa. Indicado para corredores, ciclistas.

Aminoácidos: fazem parte deste grupo os aminoácidos indicados para aumento da massa muscular. Como exemplo temos os BCAAs, nome dado aos aminoácidos de cadeia ramificada (Leucina, Isoleucina e Valina). Os BCAAS são indicados para recuperação muscular e para exercícios de longa duração.

Compostos Termogênicos: Estes contêm uma ou mais substâncias que aceleram o metabolismo, como a cafeína ou o guaraná em pó. Podem contribuir para acelerar a queima de gordura.

Completam a lista de suplementos, os precursores de hormônios e os compostos de vitaminas, minerais e antioxidantes.

A suplementação sempre deve ser acompanhada por um profissional e associada a uma dieta já planejada para a modalidade esportiva em questão.

Esportes de resistência conhecidos como esportes de longa duração(triátlon, maratona e ciclismo de estrada por exemplo), têm um gasto calórico muito elevado, diferentemente dos esportes de explosão ou intermitentes, como o futebol, voleibol e basquete.
As suplementações são diferenciadas de acordo com a modalidade do esporte, tanto durante, quanto após o exercício.

A partir de agora falaremos um pouco sobre alguns esportes individualmente:

Jiu-Jitsu
A alimentação do atleta de jiu-jítsu é muito importante para que lhe seja garantido um bom desempenho nos treinos e competições. A avaliação dos hábitos alimentares e rotinas de treinamento (tanto antes, quanto pós-competição), com uma atenção especial à manutenção do peso, são essenciais. Estes atletas são divididos em categorias de acordo com o seu peso, sexo, idade e faixa (grau).

A suplementação aliada a uma dieta adequada auxilia os atletas a obterem uma recuperação mais rápida, reduz a fadiga e fornece os nutrientes necessários para o seu organismo.

Musculação
A musculação é uma atividade procurada para complementar o trabalho muscular da vários outros esportes. Mas também é muito procurada devido aos resultados estéticos que proporciona, como ganho de massa muscular e emagrecimento.

Para o emagrecimento, a suplementação deve ser feita com o objetivo de aumentarmos a massa magra, reduzindo o percentual de gordura corporal. Nestes casos, a balança não é o melhor método para avaliarmos a perda de peso. A utilização do adipômetro fornecerá informações a respeito do percentual de gordura perdido.

Ciclista
O ciclista precisa de um equilíbrio no consumo de carboidrato, proteínas, vitaminas e sais minerais. Não podemos confundir o ciclista de alto rendimento com o ciclista que utiliza sua bicicleta como forma de lazer. A hidratação é fundamental em ambos os casos, porém o ciclista de alto rendimento se beneficiará com uma suplementação após a atividade, evitando o desgaste muscular.


Natação
A natação é um dos esportes mais completos que conhecemos. A sua prática exercita todos os grupamentos musculares e exige muito do nosso organismo.

A natação inclui atletas de resistência e atletas de velocidade. A suplementação será individualizada de acordo com a modalidade esportiva e biotipo do nadador.

Vôlei de Praia
O Voleibol de Praia é um esporte com características físicas intermitentes que usa velocidade, resistência e potência. Por esse motivo, durante os jogos sob alta temperatura, é muito importante uma hidratação adequada para que o risco de hipertermia seja evitado. Além disso, a suplementação para o esporte é importante durante os treinamentos para que não sejam perdidas as características físicas de força, velocidade e potência. Durante os treinamentos, a reposição de eletrólitos não pode ser esquecida. A suplementação proteica é indicada após o exercício.

Estas foram algumas dicas de suplementação. De acordo com a sua atividade física, procure orientação profissional e melhore o seu rendimento!


Endocrinologista - Dra. Paula Rosado
Barra da Tijuca & Centro - Rio de Janeiro - RJ
Confira abaixo nossos endereços e telefones