A propaganda é tentadora: o produto ideal para definir o abdômem facilmente, no conforto de sua casa, de preferência sem esforço. Mas será que estas promessas para se obter um abdômem definido podem ser cumpridas?
Como já sabemos (sabemos, certo?), não existe uma fórmula mágica para emagrecer que vai te deixar com o peso ideal de uma hora para outra.
Através de um bom programa de emagrecimento e com a prática de alguns exercícios físicos, mesmo que minimamente, reduz-se peso de forma natural e saudável.
Mas será que estas recomendações também servem quando o objetivo é definir o abdômem?
A resposta à esta pergunta é sim... e não!
Sim porque jamais alguém conseguirá definir o abdômen, no sentido literal da expressão, se aquelas gordurinhas estiverem acumuladas na barriga. Afinal, tecnicamente falando, um abdômem definido é aquele cujos músculos estão tonificados por atividade física. Através da prática de exercícios abdominais, por exemplo, pode-se definir o abdômem. Portando, os músculos ficarão definidos, mesmo que "escondidos" pela camanda de gordura.
Mas a resposta é não porque o que se quer, na verdade, é obter aquele efeito "tanque de lavadeira" na barriga!
Abdômen Definido: Como Chegar Lá
Antes de mais nada, é preciso avaliar a quantidade de gordura sobre os músculos abdominais (ou, em termos mais simples, o tamanho da "barriguinha"). Como vimos, é possível sim definir o abdômem com a prática de exercícios abdominais, porém a definição ficará escondida pela camada de gordura — e normalmente não é isso o que se quer.
Se for o caso, deve-se avaliar a possibilidade de um programa de emagrecimento e exercícios mais completo para promover a perda de peso. A prática de exercícios físicos ajudará na queima de calorias de maneira global.
Com a barriguinha em ordem, a prática de exercícios abdominais é o caminho para se definir o abdômem.
Aparelhos de Ginástica Passiva
Aparelhos de ginástica passiva são motivo de muita discussão. Afinal, pode um aparelho de ginástica passiva exercitar seus músculos como em um exercício "de verdade"? É possível exercitar-se passivamente?
Colocando os Músculos para Trabalhar
Apesar de opiniões contrárias, muitas com profundos embasamentos técnicos, usuários de aparelhos de ginástica passiva têm reportado algum sucesso no uso destes equipamentos como auxílio na tonificação muscular.
Normalmente através da descarga de impulsos elétricos em pontos específicos da musculatura, um aparelho de ginástica passiva, como o AB Toner, o famoso Elysée Belt da Feiticeira, e o novo Programa Total Shape (o programa de emagrecimento que tem o Pelé como garoto-propaganda), promove a contração involuntária do músculo. Esta contração, similar à comandada ao músculo pelo cérebro durante atividades físicas normais, seria, então, uma forma de exercitar e tonificar os músculos.
Ginástica Passiva Emagrece?
Normalmente, ao se praticar atividades físicas, o exercício da musculatura se dá através de atividades com maior ou menor grau de esforço aeróbico.
Como sabemos, este esforço aeróbico é importante na queima das calorias consumidas em excesso. Em outras palavras, é ele o responsável pela perda de peso de forma uniforme.
Com a utilização de um aparelho de ginástica passiva há pouca ou nenhuma atividade aeróbica. Os músculos exercitados são os localizados na área de atuação do aparelho. Assim, aparelhos de ginástica passiva podem não ser muito úteis quando o objetivo é "queimar gorduras".
Por outro lado, como reportado por inúmeros usuários, a utilização de um aparelho de ginástica passiva pode ajudar na tonificação dos músculos. Se é isso que você quer, vale à pena tentar.