Muito se tem falado sobre a eficácia deste ou daquele medicamento para emagrecer. Obviamente, existem medicamentos para emagrecer e medicamentos para emagrecer — nem todos agem da mesma forma, tampouco têm a mesma eficácia.
Neste ponto, é importante lembrar que a utilização de qualquer remédio para emagrecer controlado deve ser acompanhada por um médico. Não descuide de sua saúde utilizando medicamento para emagrecer controlado por conta própria!
Medicamentos utilizados para emagrecer:
Os principais são dividos em duas categorias: os inibidores de apetite e os bloqueadores de gordura.
INIBIDORES DE APETITE
Dentre os medicamentos para emagrecer, sem dúvida que os inibidores de apetite são um dos mais conhecidos. Um inibidor de apetite, como o próprio nome indica, trata-se de um composto emagrecedor que age diminuindo ou eliminando a sensação de fome. Com a falta de fome, come-se menos. Inibidores de apetite parecem a solução ideal para a perda de peso. Porém, seu uso causa diversos efeitos colaterais sérios no organismo. Muitos destes efeitos colaterais devem ser atacados com o auxílio de outros remédios. Daí entende-se porque o uso deste tipo de composto emagrecedor é recomendado apenas em casos especiais.
BLOQUEADORES DE GORDURA
Bloqueadores de gordura, também conhecidos como queimadores de gordura, são compostos que inibem a absorção de gordura pelo organismo. Antes de mais nada, é preciso reafirmar que estes compostos não são queimadores de gordura. Nada é queimado ao se ingerir bloqueadores de gordura. Sua atuação está na inibição da absorção de gordura ingerida pelo corpo humano. Com a não-absorção, e com a utilização de uma dieta saudável, perde-se peso. Este tipo de medicamento pode trazer sérios efeitos colaterais como diarréia agudas, devido ao seu próprio mecanismo de ação no intestino, entre outros.